O título de recordista em produtividade de arroz irrigado por hectare no Brasil foi conquistado com o apoio importante de muitas mulheres. Por isso a Ferroz abriu um espaço especialmente para elas com o Encontro das Mulheres Cooperativistas, no primeiro dia do evento. Dona Terezinha Venturiavi, de 63 anos, tem a história ligada ao arroz e fez questão de estar presente. “Fazia a colheita com as mãos. Comecei quando tinha apenas oito anos com meu pai. Casei e agora, com meu marido, sigo trabalhando no setor. Acompanhei a chegada da tecnologia e hoje nossa propriedade produz, em média, 1400 sacas por ano”, conta.
Dona Terezinha foi uma das 150 mulheres que participaram do encontro, promovido pela Cravil e pela prefeitura de Agronômica. Foram duas palestras voltadas para as rizicultoras. Uma com o fisioterapeuta Marcos Luiz da Silva que falou sobre cuidados com a saúde.
Durante a conversa ele falou sobre problemas comuns entre as mulheres como artrite, artrose, osteoporose e maneiras de evitá-las e tratá-las. Em seguida o bate papo foi com um representante da Associação de Coleta de Embalagens da Região, Célio Maçaneiro. O assunto em pauta foi os cuidados e a destinação correta das embalagens de agrotóxico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário